Version: 1.5.0.40 (2021-04-09 10:56)
Termo do glossário:

Comércio eletrónico

O que é o comércio eletrónico?

O comércio é hoje grandemente facilitado pelas plataformas em linha para o comércio eletrónico. Podem ser plataformas individuais de comércio eletrónico, ou seja, as próprias lojas em linha, ou plataformas alojadas em que uma empresa oferece uma interface e normalmente software de back-office para diferentes vendedores e compradores (por exemplo, Ebay ou Amazon). As plataformas de comércio eletrónico facilitam o comércio, uma vez que permitem aos vendedores de um país entrar facilmente em contacto com clientes de outros países. Os vendedores podem publicitar e oferecer os seus bens e serviços nessas plataformas a muitos clientes potenciais. Do mesmo modo, essas plataformas facilitam a procura de produtos adequados para os clientes, uma vez que lhes serão apresentados e podem comparar diferentes vendedores. Os clientes podem ser utilizadores finais ou outras empresas que utilizam estas mercadorias para o seu próprio processo de produção ou serviço.

Se considerar vender o seu produto através desses canais em linha a clientes em mercados estrangeiros, é, no entanto, necessário avaliar os mesmos requisitos de exportação que para os canais de venda tradicionais. Ao vender pequenas quantidades aos utilizadores finais, é importante informar-se sobre as regras de minimis. Essas regras isentam muitas vezes de tarifas de baixo valor e têm requisitos formais mínimos relativamente à documentação necessária. Para mais informações sobre os regimes de minimis

Em função dos produtos que pretende vender, poderão ter de ser avaliados requisitos adicionais. Por exemplo, terá de responder a perguntas sobre os «gateways» de pagamentos utilizados em linha, sobre os requisitos do seu mercado de dados relativos à privacidade dos dados e à transferência transfronteiras de dados, ou sobre a forma de lidar com a armazenagem e a logística.

Pode contactar câmaras de comércio, agências de promoção das exportações, consultoras ou instituições similares para ajudar neste processo (ligação a contactos úteis). A Rede Europeia de Empresas oferece também um guia geral para as PME do comércio eletrónico na Europa, que inclui informações sobre os mercados estrangeiros.

Partilhar esta página:

Ligações rápidas