Version: 1.6.1.43 (2021-05-06 14:34)

Ferramentas e serviços em linha para as pequenas empresas

Ferramentas e serviços em linha para as pequenas empresas

Serviços para pequenas e médias empresas (PME)

  • A Enterprise Europe Network é a maior rede mundial de apoio às pequenas e médias empresas (PME) com ambições internacionais. Tem 3,000 peritos em 600 organizações membros em mais de 60 países. As organizações membros incluem câmaras de comércio e indústria, centros tecnológicos e institutos de investigação.
  • Serviço de assistência às PME no domínio da defesa comercial O serviço de assistência disponibiliza aos importadores e exportadores aconselhamento pessoal facilmente acessível caso sejam afetados por instrumentos de defesa comercial, ou seja, como medidas anti-dumping ou antissubvenções instituídas na UE ou no resto do mundo.
  • Os serviços de assistência às PME em matéria de DPI apoiam as PME da União Europeia (UE) para proteger e fazer respeitar os seus direitos de propriedade intelectual (DPI) no país parceiro, através da prestação de informações e serviços gratuitos (China, América Latina, Sudeste Asiático)
  • A sua Europa — Empresas presta informações multilingues e serviços públicos em linha às empresas que procuram oportunidades de negócio dentro e fora da Europa (clique no mapa, selecione um país da UE para descobrir as atividades de apoio às empresas dos Estados-Membros).
  • O empreendedorismo e as PME apresentam uma panorâmica do que a UE faz pelas PME.
  • O serviço eTranslation é gratuito e ajuda-o a poupar tempo e dinheiro para traduzir os seus documentos e textos entre duas línguas oficiais da UE, e mais!
  • Projetos de apoio às empresas financiados pela UE prestam serviços de apoio às empresas da UE, tais como informações sobre o mercado de exportação, assistência no acesso ao mercado, aconselhamento sobre questões regulamentares e orientações em matéria de direitos de propriedade intelectual

Informação sobre feiras comerciais

  • Base de dados da feira comercial AUMA: informações sobre feiras comerciais na Alemanha e em todo o mundo, fornecidas pela AUMA, Associação da Indústria Justa Alemã, com informações pormenorizadas sobre eventos como datas, dados de distribuição, estatísticas e informações sobre como contactar as feiras comerciais e os organizadores de eventos.

Capítulos relativos às pequenas e médias dimensões dos acordos comerciais

Todos os novos acordos comerciais incluirão um capítulo relativo às PME, se o país parceiro concordar. Tal permitiria um melhor intercâmbio de informações sobre questões de acesso ao mercado, bem como uma cooperação frutuosa entre a Comissão e o país parceiro na abordagem das questões relacionadas com as PME no âmbito do acordo comercial.

Além disso, em 26 de setembro de 2018, o Comité Misto do Acordo Económico e Comercial Global UE-Canadá (CETA) acordou, numa recomendação específica relativa às PME, que cada Parte faculte informações em linha às PME da outra Parte sobre o CETA e o acesso ao mercado, e que um ponto de contacto para as PME de cada uma das partes trabalhe em conjunto para abordar questões específicas relacionadas com as PME.

Contacte-nos

Pode responder a questões específicas relacionadas com as PME, o acesso ao mercado e o comércio através do endereço TRADE-MARKET-ACCESS@ec.europa.eu ou pode apresentar perguntas genéricas através do formulário de contacto no sítio Access2Markets.

Partilhar esta página:

Ligações rápidas