Impostos

A sua empresa vende bens ou serviços? Esta secção ajuda a compreender alguns dos impostos que podem ser aplicados.

Há dois tipos principais de tributação de que necessita para saber

  • Impostos diretos — impostos aplicados pelos governos sobre receitas, rendimentos ou lucros, por exemplo, imposto sobre as sociedades
  • Impostos indiretos — impostos impostos pelos governos aos fornecedores, que são subsequentemente cobrados ao cliente, por exemplo, o imposto sobre o valor acrescentado (IVA).

A secção seguinte incide exclusivamente sobre os impostos indiretos, ou seja, o tipo que afeta especificamente os importadores e os exportadores.

A fiscalidade indireta pode assumir diferentes formas. Tal inclui os impostos sobre as vendas, como o IVA, os impostos especiais de consumo e os impostos, entre outros. A presente secção incide nos impostos sobre o IVA e os impostos especiais de consumo, uma vez que são os principais que irá atravessar.

Imposto sobre o valor acrescentado (IVA)

O imposto sobre o valor acrescentado (IVA) é um imposto ad valorem sobre o consumo de produtos e serviços, sempre que o valor seja acrescentado ao longo da cadeia de produção. Tem quatro características principais

  • é colocado em todas as atividades comerciais. Isto inclui todas as entregas de bens e prestações de serviços, independentemente do local de origem.
  • é cobrado em cada transação comercial e ocorre em percentagem do preço de venda.
  • é normalmente cobrado no local de venda. Como tal, as exportações ou os produtos vendidos para consumo no estrangeiro normalmente não cobram IVA no local de origem.
  • o custo é suportado, em última instância, pelo consumidor

Operações tributáveis

As principais atividades sujeitas a IVA são:

  • fornecimento de bens para fins comerciais
  • prestação de serviços para fins comerciais
  • importações

Pagamento do IVA

O IVA é cobrado através de um sistema específico.

  • alguns sujeitos passivos ou organizações (os que estão registados) cobram IVA sobre as suas vendas (imposto a jusante) — recuperam o IVA cobrado sobre as suas aquisições utilizadas na sua atividade comercial (imposto a montante)
  • a diferença entre o imposto a jusante e o imposto a montante é o IVA cobrado.
  • o pagamento do IVA na importação é ligeiramente diferente. São geralmente tratadas da mesma forma que os direitos aduaneiros.
  • os sujeitos passivos devem preencher formulários, incluindo o valor das mercadorias, o local de origem, o destinatário, o destino, o preço, o peso, etc., antes de se poder calcular o total do IVA devido

Impostos especiais

Os impostos especiais de consumo são impostos a mercadorias que prejudicam a saúde dos consumidores ou poluem o ambiente.

A legislação sobre esta questão pode ser classificada na estrutura (valor tributável e evento) e nas taxas dos impostos especiais de consumo

O imposto especial de consumo só é devido aquando da introdução no consumo. o produtor nem sempre é responsável pelo pagamento do imposto especial de consumo.

As taxas do imposto especial de consumo variam de país para país. Para mais informações sobre os impostos especiais de consumo aplicáveis ao seu produto, consulte o guia prático para fazer negócios na Europa.

Valor tributável total

A matéria coletável é o montante total efetivamente pago ou a pagar pelo adquirente, pelo adquirente ou por um terceiro. No total, a matéria coletável é constituída pelo preço faturado.Tal inclui

  • impostos, direitos aduaneiros, taxas e demais encargos (com exceção do próprio IVA)
  • despesas acessórias, tais como despesas de comissão, embalagem, transporte e seguro cobradas pelo fornecedor ao adquirente ou ao cliente

Aquando da importação de mercadorias, o valor tributável inclui igualmente as despesas acessórias incorridas durante o trajeto até ao destino final.

 

Matéria coletável

=

Valor aduaneiro

+

Direitos aduaneiros e quaisquer outros impostos devidos devido à importação

+

Custos suplementares até ao local de destino

Partilhar esta página:

Ligações rápidas