Direitos de propriedade intelectual e indicações geográficas

Se o utilizador ou a sua empresa tem propriedade intelectual, baseada em ideias únicas, inovação ou marcas, esta precisa de ser protegida. Aqui está um guia para as várias possibilidades que existem para proteger diferentes tipos de propriedade intelectual, juntamente com informações sobre como fazer valer os seus direitos. Pode também obter mais informações sobre a política da UE em matéria de direitos de propriedade intelectual e os acordos que a UE tem com outros países para proteger as empresas da UE.

Política comercial da UE e propriedade intelectual

A UE apoia normas rigorosas em matéria de direitos de propriedade intelectual (DPI) que afetem as empresas e os consumidores na UE e no estrangeiro. A UE procura um quadro jurídico sólido e previsível em matéria de DPI para o comércio internacional, incluindo:

  • Direitos de propriedade intelectual que incentivem a inovação, garantam a origem dos produtos e assegurem a sua autenticidade, acompanhados de medidas proibitivas contra qualquer violação desses direitos.
  • Direitos de propriedade intelectual que protegem os consumidores de produtos de contrafação que não cumprem as normas da UE em matéria de saúde e segurança.

A fim de prevenir a violação dos DPI, a UE adotou uma estratégia revista para a aplicação efetiva dos direitos de propriedade intelectual em países terceiros, que se centra nos seguintes aspetos:

  • dar resposta às recentes alterações no ambiente internacional em matéria de propriedade intelectual, incluindo a digitalização de todos os setores da economia e as lacunas recentemente identificadas na legislação e na aplicação em matéria de propriedade intelectual.
  • dotar a Comissão Europeia dos instrumentos necessários para responder de forma mais eficaz aos desafios atuais.

Enquanto membro da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a UE é signatária de acordos internacionais em matéria de DPI, como o Acordo sobre os Aspetos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comércio (TRIPS). O Acordo TRIPS estabelece as normas mínimas de proteção dos DPI a fornecer por cada país e os procedimentos para a resolução de litígios relacionados com os DPI.

 

Os DPI do Acordo TRIPS incluem:

Direitos de propriedade intelectual nos acordos comerciais da UE

A UE negoceia capítulos sobre DPI nos seus acordos comerciais com outros países e regiões. O objetivo é garantir que ambos os parceiros comerciais detenham as mesmas normas de proteção da propriedade intelectual.

  • Os acordos comerciais da UE vão além dos acordos TRIPS da OMC e abordam preocupações específicas em matéria de DPI com estes países.
  • pode obter mais informações sobre as regras em matéria de DPI nos acordos comerciais da UE aqui.

Política da UE em matéria de DPI em relação aos países em desenvolvimento

A UE promove a melhoria e a aplicação das normas em matéria de DPI nos países em desenvolvimento. Embora uma melhor proteção dos DPI seja importante para as empresas da UE, também atrai a transferência de tecnologia, o investimento estrangeiro, a investigação e a inovação em benefício dos países em desenvolvimento.

A UE disponibiliza uma série de instrumentos e programas de assistência técnica para ajudar os países em desenvolvimento a reforçar os DPI.

A UE está igualmente empenhada em proteger as suas criações, invenções e desenhos.

Para o ajudar a desenvolver políticas e procedimentos para proteger o valor das suas ideias e criações, o relatório da UE sobre a proteção e a aplicação dos direitos de propriedade intelectual fornece informações às empresas, em especial às pequenas empresas, sobre os potenciais riscos para a sua PI quando exercem atividades comerciais em ou com determinados países no estrangeiro.

Transferência de tecnologia

A UE e os seus Estados-Membros estão empenhados em promover a transferência de tecnologias, em especial para os países menos desenvolvidos (PMD).

  • A UE considera que as políticas destinadas a desenvolver um regime sólido de DPI podem ajudar os países em desenvolvimento a beneficiar de um maior acesso a tecnologias estrangeiras.
  • As empresas estrangeiras são mais propensas a licenciar conhecimentos e a colaborar em projetos conjuntos quando existe um sistema eficaz de DPI.

Encontre informações úteis para as empresas sobre transferência de tecnologia e questões de PI.

Política da UE em matéria de acesso aos medicamentos

A UE está empenhada em facilitar o acesso aos medicamentos nos países em desenvolvimento e procura encontrar o justo equilíbrio entre a proteção dos DPI das empresas farmacêuticas, que estão na vanguarda da investigação de novos medicamentos, e a necessidade de garantir que estes medicamentos estão disponíveis para as pessoas em todo o mundo. Por conseguinte, a UE adapta a sua abordagem em matéria de DPI relacionados com os produtos farmacêuticos às necessidades e ao nível de desenvolvimento dos seus parceiros comerciais.

A UE aborda várias questões relacionadas com a acessibilidade dos preços, a disponibilidade, a acessibilidade, a aceitabilidade, a qualidade e a utilização dos medicamentos nos países de rendimento baixo e médio, apoiando:

  • organizações e iniciativas mundiais no domínio da saúde;
  • sistemas de saúde pública em países de rendimento baixo e médio;
  • investigação e desenvolvimento (I&D) de medicamentos de que os países de rendimento baixo e médio necessitam;
  • regras comerciais que facilitem o acesso aos medicamentos.

Mais informações sobre as ações da UE no domínio da saúde a nível mundial para os países de rendimento baixo e médio.

Ligações rápidas