História da empresa:

Os combustíveis do acordo comercial são utilizados para as exportações

Os combustíveis do acordo comercial são utilizados para as exportações

Oliver Bartnik, gestor de exportações da Parkanex, volta a viajar para a fronteira austro-polaca e aguarda que as importações da empresa sejam desalfandegadas. Tal ocorreu, evidentemente, nos dias que antecederam a adesão da Polónia à UE e muito mudou para a empresa desde esses primeiros dias. Em 1996, o pai de M. Bartnik fundou a Parkanex, que se centrava na importação de tubos de descarga da Áustria para venda na Polónia. Atualmente, a empresa compra e fabrica uma série de acessórios de lareira e ventilação, bem como fogões independentes, para o mercado interno e, cada vez mais, para exportação.

Os acordos comerciais têm sido influentes nas nossas empresas, uma vez que não é por acaso que todos os nossos mercados de exportação são países com acordos comerciais da UE.
Oliver Bartnik, Parkanex

Dois dos principais mercados da empresa fora da UE são a Moldávia e a Ucrânia. Os acordos de associação da UE com ambos os países estão em vigor desde 2014. Sem acordos como estes, os produtos da Parkanex estariam sujeitos a direitos aduaneiros de 8-10 %, o que afetaria negativamente a sua vantagem concorrencial.

Desalfandegamento rápido

Juntamente com grossistas na Ucrânia, a Parkanex também vende a retalhistas na Moldávia, em Israel e na Macedónia, e uma empresa de construção em Marrocos. Atualmente, o mercado de exportação da Parkanex representa 13 % das vendas globais, o que está a aumentar de ano para ano.

Quando Parkanex recebe uma encomenda da Ucrânia ou da Moldávia, por exemplo, os clientes desses países organizam os transportes. As mercadorias são carregadas no camião e o camião é encaminhado para o serviço aduaneiro. O desalfandegamento demora 1.5-2 horas. «Fornecemos um certificado EUR.1 que ateste a origem dos produtos», afirma o Sr. Bartnik. Ao exportar produtos fabricados pela Parkanex, a criação de um EUR.1 é muito simples, uma vez que a empresa é a entidade de origem das mercadorias. Para os produtos que revende, tem de obter declarações de origem dos seus fornecedores.

Perspetiva futura

A Parkanex atualizou a conceção das suas lareiras de modo a cumprir as normas ambientais e foi devidamente certificada.

Atualmente, a Parkanex emprega 50 pessoas em mais de duas localidades na Polónia, muitas das quais fazem parte da empresa desde o início. Bartnik está atualmente em conversações para se expandir à Jordânia e ao Cazaquistão, e os acordos comerciais da UE continuarão a desempenhar um papel importante no futuro de Parkanex.

 

Partilhar esta página:

Ligações rápidas