História da empresa:

Tratar os cães da UE em benefício do comércio

Tratar os cães da UE em benefício do comércio

O processo de importação não era mais fácil.
Peter Rasmussen, Sunde Godbidder

Para as pequenas empresas familiares em toda a Europa, a facilidade de comércio é fundamental para o seu êxito. É certamente o caso da Sunde Godbidder, a empresa dinamarquesa que trata os cães à base de peixe. O fundador, Peter Rasmussen, fornece os seus produtos na Islândia.

Importação da Islândia

Rasmussen cresceu na Gronelândia e, por este motivo, tem um excelente conhecimento das muitas espécies de peixes abundantes no Atlântico Norte. Desde o início da sua atividade, procurou fornecedores na Islândia, que — juntamente com o Listenstaine, a Noruega e os 27 Estados-Membros da UE — constitui o Espaço Económico Europeu (EEE). Como parte do EEE, a Islândia está altamente integrada no mercado único. A legislação relativa a questões alimentares e veterinárias está plenamente harmonizada no âmbito do Acordo EEE e os Estados da EFTA membros do EEE participam plenamente na Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos. O que torna muito fácil a importação de géneros alimentícios/alimentos para animais provenientes do EEE.

Um processo simples

Graças ao Acordo EEE, há muito pouca burocracia ou tempo perdido. Para fazer uma encomenda, o Sr. Rasmussen limita-se a enviar uma mensagem de correio eletrónico ao seu fornecedor islandês de confiança. Depois de receber a fatura, escreve o número aduaneiro na fatura e transmite-o às autoridades aduaneiras dinamarquesas. Em seguida, os produtos são embalados e rotulados diretamente no armazém Sunde Godbidder e estão imediatamente prontos para distribuição aos clientes.

Enquanto pequena empresa, a Sunde Godbidder não dispõe de uma equipa especializada para gerir a logística, pelo que o próprio Sr. Rasmussen faz este trabalho. O peticionário aprecia que pode utilizar o portal Access2Markets na sua nativa dinamarquesa e que o processo é, de facto, simples.

Considero que a forma como é construída a página inicial do Access2Markets é altamente intuitiva. Posso encontrar rápida e facilmente as informações de que necessito.
Peter Rasmussen, Sunde Godbidder

Por exemplo, utiliza a ferramenta My Trade Assistant para encontrar informações sobre os requisitos dos produtos para espécies de peixes específicas, bem como dados sobre fluxos comerciais entre a Islândia e a Dinamarca. A secção «Requisitos em matéria de importação» tem sido particularmente útil, uma vez que especifica os documentos de que necessita, bem como os requisitos específicos dos produtos em matéria de saúde, rotulagem, etc. Segundo o Sr. Rasmussen, «trata-se de uma área complexa que foi realmente simplificada, tornando-a compreensível para todos os utilizadores».

O comércio internacional pode ser uma oportunidade para as pequenas empresas. Os acordos e instrumentos comerciais da UE, como o portal Access2Markets, dão às pequenas empresas, como a Sunde Godbidders, a confiança necessária para alargar a sua rede.

Partilhar esta página:

Ligações rápidas