História da empresa:

O produtor polaco de leite para bebés ganha acesso ao mercado egípcio

O produtor polaco de leite para bebés ganha acesso ao mercado egípcio

O ponto de vista de Poznań:

A Geo-Poland está muito satisfeita por ter recuperado o acesso ao mercado egípcio. Utilizámos para aí exportar leite para bebés antes de o Egito ter introduzido a lista dos «países de referência». Os nossos clientes egípcios sempre se mostraram muito satisfeitos com os nossos produtos e os pediatras egípcios recomendaram-no. Temos o prazer de reiniciar as nossas exportações para este importante mercado, graças à Comissão Europeia e às autoridades polacas.

Tytus Dobrzyński
Geo-Poland

A empresa

Criada em 1992, a Geo-Poland é uma empresa familiar sediada em Poznań, que fabrica leite para bebés e outros produtos de nutrição infantil. Empregando 70 pessoas, é um «campeão oculto» típico das exportações da UE, fornecendo mais de 20 mercados em todo o mundo e tirando o máximo partido do seu volume de negócios no estrangeiro.

Nova lei egípcia que bloqueia as exportações polacas

Os exportadores da UE, juntamente com os Estados-Membros da UE, alertaram a Comissão Europeia para uma nova lei egípcia sobre os produtos lácteos para bebés. A nova lei só permitia importações de leite para bebés a partir de uma lista dos chamados «países de referência». Uma vez que a Polónia não consta da lista, a Geo-Poland deixou de poder exportar para o Egito.

A ação da UE produz resultados

A Parceria para o Acesso aos Mercados da UE tomou rapidamente medidas

  • O gabinete da UE no Cairo e as embaixadas dos Estados-Membros levantaram o problema da nova barreira comercial com as autoridades egípcias
  • A Comissão Europeia abordou esta questão nas suas reuniões com funcionários do setor do comércio egípcio
  • O então Comissário responsável pela Agricultura, Phil Hogan, levantou a questão durante a sua visita ao Egito no início de 2019.

Estes esforços revelaram-se frutuosos: O Egito anunciou que o leite para bebés proveniente da União Europeia e exportado diretamente para o Egito podia sempre ser elegível para importação, desde que o mesmo produto fosse igualmente vendido nos Estados-Membros da UE enumerados como «países de referência» no Egito. A Geo-Poland poderia, uma vez mais, exportar para o Egito.

O ponto de vista da associação setorial da UE

«A Associação Europeia do Leite (EDA) é a voz das empresas de transformação de leite, das cooperativas e das centrais fervedores retrêtes na UE. Muitos dos seus membros são pequenas ou médias empresas.
Mais de 300,000 pessoas trabalham em locais de transformação de leite e, pelo menos, 45,000 delas dependem das exportações. Todos os dias, vemos a importância de um comércio aberto e sem atritos.
A ajuda da Comissão Europeia para eliminar os obstáculos ao comércio, como as restrições à importação de leite para bebés impostas pelo Egito, é muito importante para as empresas de laticínios europeias. Isto permite-nos concentrar-nos na nossa atividade principal de fornecer alimentos saudáveis e nutritivos em todo o mundo.»

Laurens van Delft, EDA
Partilhar esta página:

Ligações rápidas