Potenciar um futuro solar
O sistema ml fornece tecnologias de energia solar à indústria da construção, bem como aos setores marítimo e dos transportes, não só na Polónia, mas em toda a Europa e em todo o mundo. Jan Strzałkowski, diretor de vendas de exportação do ML System, afirma que «para as vendas internacionais, os acordos comerciais ajudam realmente».
Esta empresa polaca fabrica vidro e produtos fotovoltaicos (fotovoltaicos), mas também adquire licenças para vender produtos sob a sua própria marca. Isto significa que compram componentes ou produtos a fornecedores internacionais fora da União Europeia e, por conseguinte, beneficiam dos benefícios dos acordos comerciais de ambas as partes.
Mercados por explorar
Após ter obtido êxito em toda a Europa, em especial na Suíça e na Escandinávia, o ML System começou a investigar mercados de países terceiros e encontrou mercados lucrativos em países como o Azerbaijão, Türkiye, a Costa do Marfim e a Ucrânia, que estão muito interessados nestas soluções ecológicas.
Embora exista concorrência de concorrentes asiáticos de baixo custo, os parceiros da ML System procuram fornecedores da UE pela qualidade dos seus produtos e os acordos comerciais permitem-lhes competir de forma mais eficaz.
A nível mundial, a mentalidade para as fontes de energia renováveis está a mudar. A energia fotovoltaica já não é vista como uma tecnologia espacial, mas sim como um material de construção que pode contribuir para reduzir as emissões de CO2.
Jan Strzałkowski, sistema ML
Strzałkowski afirma que «onde vemos a verdadeira vantagem dos acordos comerciais é a rapidez, uma vez que o tempo para o cliente é extremamente importante na nossa empresa». O sistema ml dispõe de uma equipa de exportação que gere o processo e é «definitivamente mais rápido enviar para países com acordos comerciais». O elemento central do processo é a declaração de origem (certificado EUR.1), que garante a passagem segura do produto e simplifica o processo de determinação dos direitos aduaneiros, segundo A. Strzałkowski. Desde a entrada em vigor do Acordo de Associação UE-Ucrânia, em 2017, o sistema ML constatou que a burocracia diminuiu e que os pedidos de informação de novos clientes dessa região aumentaram significativamente. «Isto demonstra que a simplificação dos processos foi percebida de forma positiva por ambas as partes e, de facto, desempenha um papel enorme nas verdadeiras atividades quotidianas», afirma P. Strzałkowski.