Ferramentas e serviços em linha para as empresas de menor dimensão

Ferramentas e serviços em linha para as empresas de menor dimensão

Serviços para as pequenas e médias empresas (PME)

Convite à apresentação de propostas para o Concurso dos Campeões das Pequenas Empresas

  • O convite à apresentação de propostas para o concurso dos Campeões das Pequenas Empresas foi organizado conjuntamente pelo Grupo MPME, pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) e pelo Centro de Comércio Internacional (ITC). O concurso dos Campeões das Pequenas Empresas constitui uma oportunidade para as organizações de apoio às empresas proporem formas inovadoras e práticas de ajudar as pequenas empresas a desempenhar um papel mais ativo no comércio mundial.

  • À medida que aumenta a urgência na luta contra as alterações climáticas, a concorrência anual deste ano visa ajudar as pequenas empresas a reduzir a sua pegada de carbono e a beneficiar das inovações em matéria de sustentabilidade, para que possam desempenhar um papel central na consecução dos objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas e ajudar a nossa transição para uma economia hipocarbónica.

  • O prazo para a apresentação de candidaturas termina às 23.59 de agosto de 15 2022, às CEST. Para mais informações, consultar esta ligação.

Informações sobre feiras comerciais

  • Base de dados de feiras comerciais da AUMA Information on Trade Fairs na Alemanha e a nível mundial, fornecida pela AUMA, a Associação Alemã da Indústria do Comércio Justo, que fornece informações pormenorizadas sobre os eventos, tais como datas, dados de distribuição, estatísticas e informações sobre como contactar as feiras comerciais e os organizadores de eventos.

Capítulos de pequena e média dimensão nos acordos comerciais

Todos os novos acordos comerciais incluirão um capítulo relativo às PME, se o país parceiro concordar. Tal permitiria um melhor intercâmbio de informações sobre questões de acesso ao mercado, bem como uma cooperação frutuosa entre a Comissão e o país parceiro na abordagem das questões relacionadas com as PME no acordo comercial.

Além disso, em 26 de setembro de 2018, o Comité Misto do Acordo Económico e Comercial Global UE-Canadá (CETA) acordou, numa recomendação específica relativa às PME, que cada Parte fornece informações em linha às PME da outra Parte sobre o CETA e o acesso ao mercado e que um ponto de contacto para as PME de cada parte trabalha em conjunto para resolver questões específicas das PME.

Serviços regionais de assistência ao comércio

Os serviços de assistência regionais foram concebidos e implementados para fornecer às PME da UE informações específicas a cada região, adaptadas para apoiar as PME da UE nas suas necessidades de informações comerciais específicas a cada região. Os serviços de assistência regionais visam apoiar os utilizadores com informações como informações sobre o mercado de exportação, assistência em matéria de acesso ao mercado, aconselhamento sobre questões regulamentares, orientações sobre especificidades comerciais específicas de cada região, a fim de ajudar melhor as empresas da UE nos seus esforços de internacionalização e nos seus esforços em várias regiões a nível mundial.

Serviço de assistência comercial da Parceria Oriental

Aceder ao serviço de assistência comercial da Parceria Oriental para identificar oportunidades comerciais e encontrar informações sobre o acesso ao mercado, bem como os contactos de potenciais parceiros em seis países da Parceria Oriental (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, República da Moldávia e Ucrânia). Os comerciantes podem utilizá-lo para aumentar as suas exportações e expandir-se para mercados adicionais.

O Eastern Partnetship Trade Helpdesk é um projeto financiado pela UE no âmbito da iniciativa EU4Business, concebido e executado pelo Centro de Comércio Internacional para impulsionar a competitividade comercial das micro, pequenas e médias empresas dos países da Parceria Oriental na região e na União Europeia.

Euromed Trade Helpdesk

Aceder ao serviço de assistência comercial Euromed para identificar oportunidades comerciais e encontrar informações sobre o acesso ao mercado, bem como os contactos de potenciais parceiros em 10 países Euromed (Argélia, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Tunísia e Turquia). Os comerciantes podem utilizá-lo para aumentar as suas exportações e expandir-se para mercados adicionais.

O Euromed Trade Helpdesk é uma iniciativa financiada pela UE, concebida e implementada pelo Centro de Comércio Internacional para impulsionar a competitividade comercial das micro, pequenas e médias empresas dos países Euromed na região e na União Europeia.

Contacte-nos

Pode responder a questões específicas relacionadas com as PME, o acesso ao mercado e informações neste sítio através do formulário de contacto.

Partilhar esta página:

Ligações rápidas