24 Novembro 2022

6.º Fórum Empresarial UE-CCG

A respeito do evento

O Sexto Fórum Empresarial UE-CCG constitui uma oportunidade ideal para se centrar nas iniciativas políticas mais recentes na elaboração das políticas da União Europeia e do Conselho de Cooperação do Golfo, bem como nos instrumentos que estão a ser utilizados para enfrentar os atuais desafios das alterações climáticas, da segurança energética e das transições ecológica e digital. No âmbito do quadro estratégico da Comunicação Conjunta intitulada «Uma parceria estratégica com o Golfo», as recentes iniciativas políticas da UE, como o Global Gateway, a Segurança Alimentar e o Pacto Ecológico, proporcionam um quadro de ação a nível mundial com parceiros estratégicos como o CCG. Os temas gerais serão abordados na sessão de abertura principal do Fórum das Empresas e serão aprofundados em pormenor em temas do painel e debates subsequentes.

A adoção e a aplicação destas estratégias são importantes não só para a futura estrutura económica da Europa, como também oferecem potenciais modelos e parcerias para outros países do mundo, incluindo os Estados membros do CCG. Esta orientação política e o programa serão complementados no evento por apresentações de ambos os países membros do CCG sobre as oportunidades de projetos comerciais e de investimento para as empresas da UE.

Inscrever agora

Antecedentes do evento

Os governos de todo o mundo estão a olhar para além dos desafios económicos da recuperação pós-pandemia, a fim de definir estratégias para o crescimento e o desenvolvimento sustentáveis a longo prazo. No período pós-pandemia, a UE e os Estados-Membros do CCG conceberam políticas e aplicaram uma série de medidas para uma recuperação económica sustentável.

Tal como referido na Comunicação Conjunta ao Parlamento Europeu e ao Conselho intitulada «Uma Parceria Estratégica com o Golfo», publicada em maio de 2022, tendo em conta a riqueza da evolução desde o Acordo de Cooperação UE-CCG de 1989 e a necessidade de uma cooperação muito mais forte e abrangente, a UE está determinada a estabelecer parcerias com a região do Golfo e a revitalizar a cooperação através de uma parceria estratégica sólida e de quadros institucionais bilaterais sólidos.

O aumento do comércio e do investimento, a luta contra as alterações climáticas, a garantia da saúde e da segurança energética a nível mundial e uma transição ecológica harmoniosa são questões de grande interesse mútuo. Uma parceria estratégica entre a UE e o CCG e os seus Estados-Membros reforçará a prosperidade e a segurança de ambos os parceiros e fará uma verdadeira diferença na resposta dada aos desafios globais. Tal parceria basear-se-á nos fortes laços tradicionais já existentes entre o CCG e os Estados-Membros da UE.

Ordem do dia

Quando
24 de novembro de 2022
Em que
Palácio de Residência, Bruxelas
Partilhar esta página:

Ligações rápidas