História da empresa:

Construir o futuro do passado

Construir o futuro do passado

Lapuan Kankurit é uma empresa familiar que tem sido muito bem sucedida na Europa e que, nos últimos dez anos, tem também relações comerciais com o Japão.

O acordo comercial UE-Japão aumentou as vendas deste importante mercado. Jaana Hjelt
Marketing Diretora e Proprietária, Lapuan Kankurit

A empresa finlandesa concebe e teia uma vasta gama de vestuário e artigos de casa de alta qualidade, feitos de linho, lã, tencel e algodão. Enquanto a empresa também exporta para os EUA e para a Coreia do Sul, o Japão é o principal mercado de Lapuan Kankurit fora da UE.

«Nos últimos dez anos, o nosso volume de negócios tem vindo a crescer de forma constante e o Japão tem sido uma parte importante desse crescimento graças ao acordo comercial. O nosso parceiro no Japão foi muito entusiasmado com o Acordo de Parceria Económica UE-Japão», afirma Hjelt.

No ano passado, a empresa cimentou a sua relação com este mercado, abrindo uma loja emblemática em Tóquio.

Transição fácil

A transição para o trabalho no âmbito do acordo comercial foi harmoniosa. Há muitos anos que Lapuan Kankurit documenta os seus processos de produção, matérias-primas, sustentabilidade, etc., porque, como afirma a Sra. Hjelt, «os clientes exigem atualmente cada vez mais informações e transparência em matéria de produção», o que significa que grande parte da documentação necessária para demonstrar a origem dos seus produtos já estava em vigor para poderem beneficiar facilmente das taxas reduzidas dos seus produtos no mercado japonês ao abrigo do acordo comercial. Hjelt afirma ter sido apreensiva quanto à burocracia relacionada com as regras de origem no acordo comercial, mas que, na realidade, ficou surpreendida por considerar que «foi fácil».

Maior competitividade

Os custos das matérias-primas, em especial do linho, têm vindo a aumentar nos últimos anos. Tal poderia ter afetado negativamente as suas atividades no Japão, mas, ao abrigo do acordo comercial, os direitos foram reduzidos, o que compensou o aumento do custo dos materiais, permitindo a Lapuan Kankurit manter os seus preços para o consumidor final.

Empresas locais fortes e sustentáveis

Atualmente, Lapuan Kankurit emprega 30 pessoas, número que tem vindo a crescer de forma constante nos últimos dez anos, em parte graças ao seu crescimento no Japão. Dado que são tão poucas as pessoas que recebem formação sobre o artesanato tradicional de tecelagem, proporcionam formação interna a novos membros do pessoal, assegurando que essas competências não sejam perdidas para as gerações futuras.

Todas as matérias-primas para os produtos de Lapuan Kankurit são materiais naturais ecológicos e certificados provenientes de fontes europeias verificadas. Por exemplo, o linho para o linho é cultivado em França e na Bélgica, as fábricas de fiação estão sediadas na Europa Central e Oriental e o seu acondicionamento é fabricado localmente na Finlândia. Hoje em dia, os consumidores estão a afastar-se da moda rápida não ética. Impulsionado pelos acordos comerciais, as tradições do passado parecem ser o futuro.

Partilhar esta página:

Ligações rápidas