História da empresa:

Barra de energia choca o ponto doce no Japão

Barra de energia choca o ponto doce no Japão

Provenientes de um pequeno país com uma população de 5,8 milhões de habitantes, os empresários dinamarqueses têm uma longa história de olhar para além das suas fronteiras para o comércio. Hoje em dia, os produtos dinamarqueses viajam de longe e largos e a barra de notação não é diferente. A ração é uma «barra snacks sã» que contém maçã e aveia, que foi lançada pela primeira vez em 2017 no mercado dinamarquês.

A correspondência perfeita

«O Japão representou um excelente potencial para a Ration devido à sua cultura de retalho», afirma Schmith Kampmann, fundador e diretor executivo. É um país de lojas de conveniência e este tipo de estabelecimento retalhista é ideal para as barras embaladas individualmente, como a Ration.

Schmith Kampmann afirma que «desde o início, sentimos os benefícios do Acordo de Parceria Económica UE-Japão». A empresa considerou fácil e rapidamente obter as barras de amarração através das alfândegas no Japão e depois distribuídas por todo o país. Comparou esta situação com a exportação para a China, que envolveu muita burocracia, problemas de comunicação e tempo desperdiçado.

Uma das principais vantagens do acordo comercial é a simplificação da burocracia. O certificado de origem pode ser preenchido eletronicamente e enviado ao importador, que, por sua vez, pode consultar o certificado utilizando um código QR.
Jesper Schmith Kampman, Ration

No total, Schmith Kampmann estima que são necessárias três horas de trabalho para uma expedição para o Japão, em comparação com vários dias nos países sem acordos comerciais.

Sem tarifas, sem problemas

Outro benefício significativo do acordo comercial entre a UE e o Japão reside no facto de os importadores pagarem direitos aduaneiros de 0 % sobre a taxa de juro. Isto confere ao produto uma vantagem comercial, uma vez que permite que o produto seja vendido a um preço inferior ao consumidor.

Existem três pessoas diretamente empregadas pela Ration e os subcontratantes proporcionam mais emprego no domínio da armazenagem, conceção e fabrico em toda a Dinamarca e na Suécia. 

A introdução da ração no mercado japonês tem sido um enorme êxito. Embora a empresa só tenha começado a vender aí em 2019, este mercado já representa 40 % das vendas. Graças ao acordo comercial entre a UE e o Japão, Schmith Kampmann espera que o mercado japonês supere o mercado dinamarquês em volume em 2021.

Partilhar esta página:

Ligações rápidas