História da empresa:

SONIMPEX espera que goste do empastelamento

SONIMPEX espera que goste do empastelamento

A designação de algumas regiões europeias é sinónimo de alimentos especializados e bebidas específicas. A UE concede o estatuto de Indicação Geográfica Protegida (IGP) para garantir que apenas o queijo de Gorgonzola, em Itália, ou o vinho espumante de Champagne, em França, podem utilizar o nome da sua região na marca e comercialização. O mesmo se aplica a Topoloveni Magiun, um doce de ameixas da região de Topoloveni da Roménia. Para a Sonimpex, o fabricante, esta proteção acrescentada torna os acordos comerciais um fator decisivo ao considerar novos mercados. Tal deve-se ao facto de os acordos comerciais da UE incluírem as IGP que oferecem uma proteção jurídica contra a concorrência desleal.

O acordo comercial e a indicação geográfica protegida funcionam em conjunto como garantia da nossa qualidade,
Diana Stanciulov, Diretora-Geral de Sonimpex

A partir de 2008, centraram-se na venda da Topoloveni Magiun em jars sob a sua própria marca, em vez de a granel. Com isto, a Sonimpex começou a procurar novos mercados e a participar em feiras e exposições em todo o mundo. Esta nova estratégia conduziu igualmente a «progressos na qualidade dos produtos e no reconhecimento nacional e internacional desta qualidade», segundo A. Stanciulov.

Produtos protegidos

Em 2011, a Comissão Europeia concedeu o estatuto de Indicação Geográfica Protegida (IGP) a Topoloveni Magiun. Esta certificação reconhece a qualidade do produto e a relação única entre a região e o produto e garante a proteção do produto contra a concorrência desleal. Os acordos comerciais são essenciais para garantir que as IGP sejam reconhecidas e protegidas fora da UE. Stanciulov afirma que «quando entramos nos mercados japonês e canadiano, fomos agradavelmente surpreendidos pelo facto de o nosso produto estar protegido pela Indicação Geográfica Protegida devido aos acordos comerciais».

Partilhar esta página:

Ligações rápidas